sexta-feira

Alongamentos


Dicas para um dia-a-dia mais saudável

(este tópico contém informações sobre exercícios de alongamentos e a importância e benefícios de sua prática para o nosso corpo. Entretanto, toda e qualquer atividade física deve ser feita de modo correto, com a orientação profissional, para evitar tensões, lesões musculares ou outras constusões com consequências mais graves. Antes de exercitar, peça ao seu professor ou professora de educação física orientações sobre a prática de alongamentos)



Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, fazendo com que as fibras musculares aumentem o seu comprimento. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade. E nossos músculos, que são responsáveis pelos nossos movimentos, possuem, entre outras características importantes, a elasticidade, que lhes permite voltar ao tamanho normal depois de alongados.

Entretanto, devido à vida sedentária, posturas inadequadas, estresse diário e a não realização de alongamentos, o ser humano pode ter estruturas do corpo comprometidas pelo desalinhamento ou sobrecarga que sofrem. Com os músculos tensos ou encurtados, não haverá amplitude normal de movimentos, nem uma boa circulação sangüínea, além de causar desconfortos e até dores.

Isso mostra a importância de realizarmos alongamentos com freqüência, entretanto, mais importante do que realizá-los, é fazê-los de maneira correta.

Os alongamentos são fáceis, mas quando realizados de forma incorreta podem, na realidade, ser prejudiciais ao corpo.

Alongamentos antes e depois da exercitar o corpo mantêm a flexibilidade e ajudam na prevenção de lesões comuns.


Objetivos do Alongamento

Restaurar a amplitude de movimento normal na articulação envolvida e a mobilidade das partes adjacentes a esta articulação;

Reduzir as tensões e lesões musculares e proporcionar a sensação de um corpo mais relaxado.

Desenvolver a consciência corporal. Conforme você alonga as várias partes do seu corpo, você as focaliza e entra em contato com as mesmas proporcionando melhor conhecimento do próprio corpo.

Aumentar a amplitude de movimento de uma área particular do corpo ou corporal de forma geral antes de iniciar os exercícios de fortalecimento;

Ativar a circulação.

FONTES:
http://www.alongamentos.com/
ANDERSON, Bob. ALONGUE-SE. Ilustrações Jean Anderson. São Paulo: Summus, 1983.




Pela manhã



Alongamentos diários




Antes e depois de andar




Alongamentos diários














































Para pessoas acima de 50 anos


Nenhum comentário: